FANDOM

Este artigo é sobre a série original. Você pode estar procurando por The Legend of Spyro.

Spyro the Dragon é uma franquia de jogos de plataforma e ação lançado pela Universal Interactive Studios, estrelado por Spyro, um pequeno dragão roxo.

A franquia foi criada pela Insomniac Games e publicada pela Sony Computer Entertainment. O primeiro jogo da série foi lançado em 1998 exclusivamente para o PlayStation. Após o lançamento do PlayStation 2, a Insomniac iniciou a franquia Ratchet & Clank , deixando Spyro com a Universal Interactive Studios (agora Vivendi Universal Games) para desenvolver a série. Além disso, vários jogos de spin-off foram lançados, desenvolvidos pela Digital Eclipse e Vicarious Visions.

Os direitos da série são atualmente detidos pela Activision. A série original de Spyro the Dragon foi sucedida pelo reboot The Legend of Spyro e a franquia Skylanders, ambas as quais usam certos elementos.

História Editar

Spyro começou em 1998 com o jogo PlayStation Spyro the Dragon, desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Universal Interactive. Insomniac passou a desenvolver duas sequências: Spyro 2: Ripto's Rage! (1999) e Spyro: Year of the Dragon (2000). Estes três jogos incluem a "Trilogia Insomniac" e são os únicos três jogos lançados para o PlayStation. Após o lançamento de Spyro: Year of th the Dragon, eles não desenvolveram mais jogos da série.

Spyro: Season of Ice, foi lançado em 2001 para o Gameboy Advance, pegando o enredo onde o Year of the Dragon parou. Foi o primeiro de uma sub-série de jogos para o Gameboy Advance. Havia também dois jogos de celular que atuavam como continuações das parcelas de jogos da GBA: Spyro (2003) e Spyro: Ripto Quest (2004). Em 2002, Spyro: Enter the Dragonfly foi lançado para o PlayStation 2, assim como Season of Ice, ocorre diretamente após o Year of the Dragon. Spyro: A Hero's Tail foi lançado em 2004 e no ano seguinte Spyro: Shadow Legacy chegava ao Nintendo DS, sendo o último jogo da série original.

Trilha Sonora Editar

O baterista da banda Police Stewart Copeland compôs todas as músicas dos primeiros quatro jogos de console. A música do jogo da quinta edição foi composta por Paul Lawler e a música do jogo DS foi composta por Noel Gabriel. Os jogos do Gameboy Advance usaram música composta por Robert Baffy e Ed Cosico e pela Shin'em Multimedia.